Top Menu

Notícias | Festival de Cinema Palestino/Israelense Promete Trazer a Cidade de Haifa à Status Cultural



Ocorrerá no período de 22 de setembro até dia 1 de outubro, o Festival de Cinema de Haifa que promete trazer avanços culturais a toda a comunidade árabe da região, além de trazer de volta o prestígio que a cidade já teve.

Antes da Nakba (êxodo palestino por conta do conflito árabe-israelense), Haifa era a capital cultural da Palestina. Sete décadas depois, um grupo de palestinos está tentando reviver esse título por meio de um festival de cinema anual que mostra a identidade árabe profundamente arraigada da cidade.

O festival é uma tentativa de se conectar com o mundo árabe, diz o diretor Rojeh Khleif - os palestinos que vivem dentro de Israel sentem-se desapegados não só dos palestinos na Cisjordânia, mas também dos países vizinhos.

“Algumas pessoas não sabem sobre nós, que nós existimos, que há palestinos que vivem lá lutando todos os dias pelos nossos direitos, lutando por nossos irmãos e irmãs do outro lado, indo a manifestações, trabalhando duro para manter nossa identidade.” diz Khleif.

O festival mantém sua independência do governo israelense, exibindo filmes em teatros palestinos ou outros locais que foram equipados com um projetor ou uma tela. Oferece um espaço para que diretores de toda a região se conectem nas oficinas e masterclasses e mostrem seu trabalho.

"Eles fizeram os filmes dentro da Palestina, para os palestinos, mas tiveram que mostrar o filme na Europa ou em outros países", diz Khleif. "Mas agora finalmente temos um festival de cinema para o povo. Construímos uma ponte e a confiança entre os países árabes.”

Postar um comentário

Copyright © Sons of Series. Designed by OddThemes & SEO Wordpress Themes 2018