Top Menu

Cinema | Gnomeu e Julieta 2: O Mistério do Jardim (2018)



Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim, que lá fora recebe um nome completamente diferente (Sherlock Gnomes), é um filme com foco infantil que faz suposta sequência ao filme Gnomeu e Julieta. Mas será que esse é mais um filme sequência que bomba? Ou talvez é mais forte que o seu sucessor?

A história se passa depois que os donos do jardim decidem se mudar para Londres, para ficar mais perto dos netos. Gnomeu e Julieta recebem a honra de se tornarem os responsáveis pelo novo jardim, e começam a se desentender, pois Julieta se torna estressada com a nova responsabilidade. Porém, o que ninguém esperava acontece: gnomos em toda Londres começam a desaparecer, inclusive os do jardim de Gnomeu e Julieta. Resta a eles se juntarem com a dupla Sherlock e Watson, detetives dos gnomos, para tentarem derrotar Moriarty e resgatar os gnomos de toda a cidade.

O filme cumpre o prometido: é um bom divertimento e talvez uma boa escolha de primeiro filme para levar seu filho ou sua filha ao cinema. As cores sao chamativas, as musicas sao divertidas, e o vilao eh carismatico o suficiente para deixar a crianca atenta ao que esta acontecendo. E apesar do grande plot twist no final, o filme peca em alguns aspectos, como a necessidade de ficar repetindo incessantemente piadas com jogos de palavras com gnomos. Mas fora isso, a abordagem do detetive Sherlock funciona para o publico infantil, e as personalidades dessa historia tao cara a nos adultos esta toda lá. 

O melhor talvez sejam os easter eggs do filme. Claramente o Moriarty de Gnomeu e Julieta foi inspirado na versao do Moriarty do Sherlock da BBC, e podemos confirmar isso por uma cena onde um conteiner de navio tem inscrito que pertence a empresa Moffat & Gatiss (roteiristas de Sherlock da BBC). Outro ponto positivo eh a abordagem de genero, colocando um dos gnomos apaixonados por uma sapinha de porcelana. Alem da obvia brincadeira com o fato de que o personagem feminino que era o sapo, o personagem do gnomo se fantasia de princesa e atua numa peca, sem preconceitos e nenhum tipo de atitude negativa dos outros personagens, o que eh bem interessante. Podemos ver que os estudios estao cada vez mais preocupados em quebrar com normas antiquadas quando estamos falando de dar exemplos a crianças.

De verdade, acredito que o título foi uma forma da Paramount de fazer o público ver o potencial do filme levando em conta o antecessor, mas o título não faz jus ao filme. Gnomeu e Julieta aparecem, e tem um papel extremamente relevante, mas o filme é claramente protagonizado por Sherlock e Watson, e daí o título original dele.  Fora isso, eh um bom filme pra familia.


Postar um comentário

Copyright © Sons of Series. Designed by OddThemes & SEO Wordpress Themes 2018